domingo, 29 de junho de 2014

Pãozinho fácil da Letícia.

Bom, hoje consegui fazer seu pão tia!! Ele é muito bom, e tem o mesmo gosto que o pão que eu tinha feito, só que vem menos, o que é bom, porque cada pessoa da casa come um pãozinho :). A receita está aí exatamente como a do blog:

Blog: No Calor Do Fogão

Ingredientes:

2 ovos batidos
3 colheres (sopa) de leite morno
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de sal
250 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
3/4 de colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
Um pouquinho de manteiga derretida para pincelar os pãezinhos antes e depois de sair do forno

Modo de preparo:

Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Misture bem com uma colher de pau ou espátula. Junte a manteiga em pedacinhos. Com as mãos, vá agregando a manteiga à mistura de farinha até que não haja mais manteiga aparente, só uma 'farofinha'.





Equipe a batedeira com o batedor de gancho (para massas pesadas) e prenda a tigela com a mistura de farinha no encaixe. Faça uma cova no meio dessa mistura e despeje ali os ovos batidos e o leite. Pronto! Agora e só deixar a batedeira cuidar da massa para você. Isso deve demorar uns 5 minutos, em velocidade lenta a média. Ao final deste período, a massa já vai ter ficado bem lisa e uniforme. Já não vai mais estar grudando na mão ou nas laterais da tigela, também.

Retire a massa da tigela da batedeira e forme uma bola com ela. Acomode-a em uma outra tigela, média, levemente untada com um pouco de óleo ou manteiga derretida. Gire a tigela para que a massa role e fique totalmente coberta de óleo. Cubra com filme plástico e deixe crescer em local quentinho até dobrar de volume (por volta de 1h, mais ou menos - tenha paciência! Vale a pena!).




Passado esse tempo, despeje a massa na sua superfície de trabalho - pode ser a bancada da pia, a mesa da sala, onde você preferir. O importante é que ela seja plana, simples de limpar e que tenha uma altura boa pra você. Estique a massa e e dobre-a ao meio algumas vezes, apertando bem para tirar o gás que se acumulou dentro dela.

Agora é hora de dividir a massa em seis partes e modelar os pãezinhos - pode ser bolinha, bisnaguinha ou qualquer outra forma que você gostar. Eu gosto de usar uma balança ao dividir a massa para garantir que todos os pães tenham o mesmo tamanho. Assim, eles levam o mesmo tempo para assar. 

Notinha da Larica: Coloquei na balança, e no começo coloquei 70 gramas para 4 pães, depois 100 gramas a cada pão depois 109 gramas, e depois ficou com 112 gramas, estava sobrando 1 grama e de repente:
Ela cai! Mais tudo bem! Já estavam todos com 112 gramas mesmo! Não teria espaço para mais uma grama!

Acomode os pãezinhos em uma assadeira untada e polvilhada com farinha, cubra com um pano de prato ligeiramente umedecido e deixe crescer novamente por uns 30 minutos sobre o fogão. Aproveite e ligue o forno a 200ºC.

Antes de colocar os pãezinhos no forno, pincele-os com manteiga derretida. Asse-os por uns 13 minutos ou até que eles fiquem bem douradinhos. Coloque-os sobre uma grade para esfriar e pincele-os novamente com manteiga (cuidado para não se queimar, hein?). Aguarde até que eles fiquem morninhos antes de comer.



Um comentário:

  1. Eba, mais uma padeira na família! Adorei ver que você também testou a receita, Lara! Espero que tenha sido tranquilo de fazer!

    Ah, quando eu comecei a fazer pão, tinha uma dificuldade danada de modelar os pãezinhos em formato de bola, mas uma blogueira amiga me ensinou a fazer bolinhas bem redondinhas. Olha só como ela faz: http://comidinhasdobem.blogspot.com.br/2008/02/boleando.html.

    Se precisar, algum dia eu gravo um vídeo para mostrar melhor.

    Beijos, sobrinha querida!

    ResponderExcluir

<3 Poste um comentário a vontade! <3