domingo, 4 de maio de 2014

Pão fácil.

Esta receita é do programa "Tem Criança na Cozinha", se chama Pão fácil.
Para mim, não me pareceu tão fácil, mas afinal, se chama assim. Eu acho que é fácil para quem já fez pão várias vezes. Eu fiz umas adaptações, pois não se explicava certas coisas.
Então aí vai a receita:

Você precisa de:

  • 1 xícara de água (em temperatura ambiente)
  • 1 kg de farinha de trigo (eu usei um 1 kg e meio.) 
  • 1 xícara de leite 
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de óleo 
  • 3 ovos
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 3 tabletes de fermento fresco


Como fazer:
                                 Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha de trigo).


                                                           Fermento biológico no pacote


                                             Leite sendo preparado para entrar no liquidificador

                                   Dica: Coloque os ingredientes líquidos primeiro no liquidificador.
                                   
          Depois coloque a massa em uma grande vasilha. Adicione a farinha aos poucos, mexendo (Eu mexi com a mão por que com colher não dá. É muito pesada a massa, e não deu para fazer com a colher mesmo.)  até ficar em um ponto que a massa descole da mão. 
Quando conseguir formar uma bola com a massa, deixe-a na vasilha, e cubra com papel filme. Deixe a massa crescer no lugar mais quente de sua cozinha (tipo no forno desligado) protegida do vento por 2 horas (eu deixei por 1 hora, fiquei nervosa porque queria terminar logo o pão para experimentar.)
Depois cubra uma tábua com farinha e trabalhe a  massa por alguns minutos, polvilhando um pouco da farinha sempre que a massa grudar na mão ou na tábua (divida a massa em 4 partes).
(Na receita está pedindo que você abra cada parte formando um retângulo e colocar um recheio de sua preferência, mas era a primeira vez que estava fazendo o pão, e não dava uma sugestão de recheio, então deixei sem, mesmo assim ficou bom, então não se estresse, e faça seu pão de um desses jeitos.)
Arrume dois pães em cada assadeira (eu coloquei um pão em cada assadeira, por que não consegui que eles ficassem juntos, são muito grandes!) e leve ao forno aquecido em temperatura média por 35 minutos.
E aí esta seu pãozinho! Muito gostoso, mesmo se é meio difícil, vale a pena fazer!
 


Ps: pelos ingredientes, parece que o pão é doce, mas é salgado. 
Fica bom com manteiga! :)

             

2 comentários:

  1. Que corajosa, você! Eu fiz pão pela primeira vez bem mais velha - acho que até já tinha casado :-P

    Acho que o fácil dessa receita é a lista de ingredientes, que é tranquila de lembrar - tirando a farinha e o sal, tudo nela é 1 xícara ou 3 unidades (fermento, ovo). Mas a receita é meio grande, dá trabalho de fazer a mão. Além disso... pão é pão, né. Não adianta a gente querer apressar os bichinhos do fermento biológico. Eles trabalham em ritmo próprio. A gente tem que respeitar e esperar para ter os melhores resultados.

    No próximo fim de semana, vou testar uma receita de pão menor que essa. Se ficar bom, passo a receita pra você :-)

    Muitos beijos da tia Letícia.

    ResponderExcluir
  2. Larinha, a receita que eu testei (duas vezes!) deu muito errado. Mas vou continuar testando outras até encontrar uma que seja bem legal pra você :-)

    Beijos da Tia Letícia

    ResponderExcluir

<3 Poste um comentário a vontade! <3